Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Estória ou História?

Eis aí uma ótima explicação sobre a semântica desses dois termos.

------------------------------------------------------
Lendo um jornal essa semana, diga-se: impresso, me deparei com a máxima:"A Estória de Isabella". Nem sequer me passou pela cabeça, que pudesse ser a menina jogada do edifício, isso pela grafia de estória. E não é que lendo, me surpreendí.....era a respeito da garotinha.... Pensei então:_ que bom, é fictício o assassinato!!!!!!!!!! E então surgiu a dúvida: o tempo passou rápido, eu na minha senilidade de 39 anos , não percebí que mudaram o rumo da estória ou da história!!!! Eu aprendí que a estória não aconteceu de verdade.....São invenções, mentiras. O mito de Narciso é uma invenção. O jovem que se apaixonou por sua própria imagem nunca existiu. Toda estória é um espelho. A estória da Bela Adormecida nunca aconteceu. Mas aí eu leio o poema do Fernando Pessoa: Eros e Psique. E quando eu o faço a estória sai do espaço imaginário e entra dentro do meu corpo. A estória de Romeu e Julieta nunca aconteceu. Já a história é o reino das coisas que aconteceram de verdade, no tempo, e que estão definitivamente enterradas no passado. Mortas para sempre. Ler a história é caminhar por um cemitério. Ali os mortos nos contam suas lições. É importante ouvir os relatos dos mortos para aprender dos seus equívocos e não repeti-los no futuro. Então, que bom seria se o caso de Isabella fosse só mais uma estória, como tantas outras que vemos nos jornais. E que sendo assim a história de total impunidade que assola o país , finalmente teria fim. E começaria fase de estórias...porque nas estórias todo final é feliz....

"Minha vida é uma enciclopédia, cada ano um volume, cada dia uma página, cada hora novo texto, cada minuto uma palavra, e a cada segundo entre um sim e um não, muda-se a história." (Elanklever)


Nenhum comentário:

Postar um comentário